quarta-feira, 8 de abril de 2009

Em busca do tempo perdido




Anonymous (Japanese), 1912.

Deveria haver menos conversa; um lugar de oração não é lugar de conversa. Então o que você faz? Pegue uma vassoura e varra a casa de alguém. Isso diz o bastante.

Madre Teresa
(1910 - 1997)


Uma freira que foi professora de história e geografia e madre superiora em Calcutá, Madre Teresa foi solicitada a sair do convento para ajudar os pobres e viver entre eles. Em 1950, ela e suas auxiliares fundaram as Missionárias da Caridade.


Lavar a alma
nos lençóis
do blog de La Vanu


www.admiradoresdevarais.blogspot.com

Kyudo --- a Via do Arco

http://aikideai.com/article.php?sid=109

Sunyata
Só encontrará a sua vida aquele que a perdeu.

Provérbio Zen


Shiva-Shânkara
Há uma luz que brilha mais do que bilhões de sóis juntos. É a essência da alma. Essa é a luz que mora no coração.

Shânkara (788-820)

Joy Goldkind, 1998


A tempestade lá fora aviva tudo o que se move: árvores vergadas ao chão. Schopenhauer ancora a barca Nautikon a um tronco de carvalho e retorna ao Hotel Sunset Boulevard, senta no parapeito do terraço que dá para o mar grosso e a testa franze.

O médico lhe deu a notícia dolorosa: só dois dias de vida.

Lythia, abalada com o câncer do marido, deita sob o guarda-sol para descansar. Ela, após alguns minutos, lembra a Schopenhauer que não somos nada, nunca fomos nada, e que, apesar disso, podemos guardar na memória todos os jarros de luz que o sol esqueceu à porta dos amantes.

Schopenhauer retorna à varanda desse hotel, à visão do mar. Esqueceu o costume de fazer discursos e, afastando com o gesto a mosca, volta a encarar sem esforço as ondas de salgada branca espuma, as ondas que se destroçam na pedra feito louças.

Schopenhauer medita e decide: vai dar um passeio pelo bosque vazio nos arredores da Pacific Coast Highway e assassinar, com soco no ouvido, uma freira carmelita.

No meio do bosque vazio, nessa voltáica cidade de Los Angeles, Schopenhauer encontra a freira. Quando vai desferir o soco, ela reage:

– Agora não; você está muito cansado –, e crava um peixe nos ombros de Schopenhauer; um peixe que se debate de forma violenta.

– Você conhece este peixe? – pergunta a carmelita.

Schopenhauer responde que não.

O arpão de um raio acerta a nuca de Schopenhauer, que não morre, antes mistura vocábulos próprios e alheios, paisagens de toda sorte, e pergunta a si mesmo como é que um homem, que ia morrer dali a dois dias, podia tratar tão friamente uma freira carmelita, a ponto de querer assassiná-la com soco no ouvido?

Schopenhauer retorna ao Hotel Sunset Boulevard e encontra Lythia que, ainda sob o guarda-sol, folheia o Livro dos Mortos — o Bardo Todol — que diz que, alguns dias após a morte, tudo em nós vira vento e a primeira coisa que vemos é um cavalo, também de vento, e Lythia percebe que o Schopenhauer que se aproxima não conseguiu matar a freira carmelita e ainda trouxe um peixe cravado nos ombros, um peixe que não pára de se mexer.

Schopenhauer pergunta:

— Quanto tempo ficaste ao sol, Lythia?

Lythia responde, espreguiçando-se:

— Há milênios, milênios.

Uma sombra desce ao rosto de Schopenhauer sempre que recorda o prognóstico do médico que lhe disse:

— Só dois dias de vida, meu senhor, só dois dias e tu que és pó, mas pó enamorado, retornarás à água virgem, depois que o câncer devorar a parte mais tenra de teu pulmão.